Entre as principais tendências de arquitetura para 2024 está a presença de elementos naturais. Favorecendo a criação de ambientes mais conectados com a natureza, o uso de materiais orgânicos, como palha, junco e vime, estão cada vez mais em alta. O principal diferencial é a sensação de bem-estar que estes materiais proporcionam, trazendo para os espaços doses de aconchego e conforto.
De uma forma geral, móveis de materiais orgânicos são mais utilizados em projetos de arquitetura rústica, tanto na praia quanto no interior. Logo, a tendência deste ano mostra que a palha, o junco e o vime podem estar presentes também em projetos contemporâneos, oferecendo equilíbrio e harmonia aos ambientes, podendo ser utilizados no mobiliário, na estrutura e na decoração.
A palha, por exemplo, começou a ser utilizada em projetos de decoração durante a década de 50. O material se destacou ainda mais por trazer a tradição de um produto feito à mão, o chamado handmade, em inglês. A partir dessa proposta, cada peça de mobília e decoração em palha tornou-se ainda mais única, além de oferecer harmonia visual para os ambientes.
Materiais naturais, tais como palha, vime e junco, devido à sua resistência, são uma excelente opção para diversos ambientes, incluindo varandas, cozinhas e mesas de jantar. A versatilidade deste tipo de material é um dos seus principais pontos atrativos, podendo ser utilizado dentro e fora de casa, desempenhando diferentes funções tanto como mobília quanto como elemento decorativo.
Incorporando materiais naturais e técnicas artesanais em designs contemporâneos, esse tipo de mobiliário continua a inspirar os amantes do design de interiores em todo o mundo.