Entre as diversas opções de investimento disponíveis no Brasil, o setor imobiliário segue como uma das preferências nacionais — e não é por acaso. Mesmo diante das oscilações da taxa Selic e das mudanças no cenário econômico, investir em imóveis continua sendo visto como uma alternativa segura, tangível e eficiente para quem busca proteger e valorizar seu patrimônio. Seja por meio da compra direta de imóveis ou pela diversificação com fundos imobiliários, o mercado segue oferecendo oportunidades consistentes tanto para investidores iniciantes quanto para os mais experientes.
O mercado imobiliário brasileiro vem demonstrando força e consistência mesmo em um cenário desafiador. Os dados, levantados pelo QuintoAndar em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV – IBRE), mostram que em 2024 o setor cresceu mais de 20%, reafirmando seu papel como uma das principais alternativas de investimento de longo prazo no país.
Para aprofundar ainda mais o tema, conversamos com especialistas no setor: Guilherme Pizani, assessor de investimentos e Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos — empresa especializada em assessoria financeira e planejamento patrimonial. Credenciada à XP Inc., a Fatorial atende mais de 8 mil investidores e possui mais de R$ 4,1 bilhões sob custódia, com atuação no Brasil e no exterior.
O jeito brasileiro de investir
A preferência do brasileiro por investir em imóveis está profundamente ligada à nossa história e cultura econômica. “O Brasil é formado majoritariamente por imigrantes, na maioria portugueses, e tem uma cultura bastante inflacionária. Então, quando falamos em proteger o dinheiro ao longo do tempo, uma coisa bastante óbvia é o imóvel”, explica Jansen Costa. Segundo ele, essa mentalidade criou raízes: ao contrário dos americanos, que tradicionalmente investem em ações, o brasileiro vê no “tijolo” uma forma concreta de segurança. “Se você perguntar para cada cliente, tanto na Quadra Realty quanto na Fatorial, quantos tiveram experiências positivas e negativas com o mercado imobiliário, a grande maioria teve só experiências positivas. Isso cria um ambiente onde o brasileiro compra imóvel como um processo de segurança.”
A visão é compartilhada por Guilherme Pizani. Para ele, o apelo do mercado imobiliário está justamente em sua característica mais essencial: a segurança. “O imóvel sempre foi e sempre será uma proteção de patrimônio. Ele funciona como uma blindagem de longo prazo e também tem potencial de valorização”, afirma. Ele destaca ainda a diferença de comportamento entre os investidores de imóveis e os do mercado financeiro. “No mercado imobiliário, a pessoa investe e o valor do imóvel não é atualizado em tempo real, diferente no mercado financeiro, que com o celular na palma da mão têm acesso à cotação o tempo todo. Qualquer rumor ou notícia externa afeta o dinheiro — o patrimônio está ali, na cara. Acredito que essa tranquilidade é muito valorizada pelo brasileiro, que prefere investir em imóveis a se expor às oscilações do mercado financeiro.”, comenta.
União estratégica: assessor e corretor lado a lado
Em um cenário onde o cliente busca cada vez mais soluções completas para o seu patrimônio, a atuação conjunta entre o assessor de investimentos e o corretor de imóveis se torna não apenas relevante, mas estratégica. Enquanto o assessor oferece uma visão ampla sobre alocação de recursos e os meios para adquirir e utilizar o crédito referente ao imóvel, o corretor entra com o conhecimento técnico e prático do mercado imobiliário, auxiliando o cliente a tomar decisões mais seguras e bem fundamentadas.
A atuação conjunta pode transformar significativamente a experiência de compra para o cliente. Como explica Jansen, o assessor traz uma leitura estratégica do momento econômico e ajuda o cliente a tomar decisões mais inteligentes. “Essa orientação só aparece quando há um assessor financeiro por perto. Por exemplo, alguém que possui o recurso para comprar o imóvel, pode financiar o bem, pagar juros, e ainda assim ter o dinheiro rendendo mais do que o custo do financiamento”, afirma. Segundo ele, compreender os ciclos de juros é fundamental para enxergar oportunidades. “Se eu fosse corretor hoje, eu diria para o cliente: compre o imóvel agora, enquanto os juros estão altos e a liquidez no mercado é baixa. Quando a taxa cair, mais gente vai querer comprar – e os preços vão subir. Quem compra antes, com estratégia, compra melhor.” Para Jansen, esse tipo de orientação financeira enriquece a expertise do corretor e pode ser decisivo para fechar um bom negócio.
Nesse contexto, o trabalho do assessor e do corretor é complementar. Enquanto o assessor ajuda o cliente a acumular capital e rentabilizar seus investimentos, preparando-o financeiramente para a compra, o corretor entra no momento da aquisição, oferecendo as melhores opções de imóveis alinhadas ao perfil do cliente.
“Eu vejo esse processo como um trabalho realmente em conjunto. Primeiro, o cliente passa por uma fase de acumulação de capital — e é aí que a Fatorial entra, auxiliando na estratégia e rentabilização desse patrimônio. Quando ele entende que chegou o momento certo para adquirir o imóvel, a Quadra Realty assume, com toda a sua especialidade, apresentando as melhores opções de acordo com o perfil do cliente.”, destaca Guilherme. E Jansen complementa: “A inteligência do mercado financeiro, somada à qualificação do corretor em identificar o melhor produto, garante ao cliente uma excelente compra — com o suporte tanto de um assessor de investimentos quanto de um corretor especializado.”
Olhar para o futuro: imóveis como peça-chave do planejamento financeiro
Para Jansen Costa, “Quando o cliente percebe que você está trabalhando para o melhor resultado possível para ele, é perfeito”. Investir em imóveis vai muito além da simples compra de um bem — envolve planejamento, conhecimento e a união de competências para garantir segurança e valorização do patrimônio. Com essa colaboração, o investidor pode navegar melhor pelas oportunidades e desafios do mercado, fazendo escolhas mais acertadas e estratégicas para o futuro.
Na Quadra Realty, essa visão estratégica já faz parte da cultura da empresa. Mais do que intermediar negócios, a imobiliária se posiciona como uma parceira na construção de um futuro sólido e rentável para seus clientes. Com foco em imóveis de alto padrão e um atendimento personalizado, a Quadra investe em ferramentas, análises de mercado e parcerias com especialistas financeiros para oferecer soluções completas. O objetivo é ir além da venda e proporcionar segurança, clareza e inteligência em cada decisão patrimonial. Afinal, escolher o imóvel certo, no momento certo, com o suporte certo, pode ser um divisor de águas na vida de qualquer investidor.
