Siga
0
[views count="1" print="0"]

Tempo de leitura: 5min

Cidade Jardim: um refúgio verde em São Paulo

Resgatamos um pouco da história de um dos bairros mais desejados para morar em São Paulo

Às margens do Rio Pinheiros, o Cidade Jardim é uma das áreas mais valorizadas da cidade de São Paulo. Entre as ruas arborizadas, praças e a presença da natureza local, o bairro se consolidou como uma referência de sofisticação e exclusividade na capital paulista. Outro destaque do bairro é a facilidade de acesso aos centros financeiros, as principais avenidas, além de contar com o seu próprio complexo de lojas: o Shopping Cidade Jardim.  

Casa em condomínio no Cidade Jardim com projeto de Marcos Tomanik e Sylvia Chaves

Um bairro estrategicamente localizado, próximo às avenidas Brigadeiro Faria Lima, Juscelino Kubitschek e o Túnel Ayrton Senna, o Cidade Jardim tem seu diferencial em relação a outras regiões da cidade. Para Jeferson Batah, “o bairro Cidade Jardim sempre foi nobre, com casas de alto padrão construtivo e com vistas privilegiadas para outros bairros como o Jardim Europa e o Itaim Bibi”. Os moradores da região se encantam pela tranquilidade encontrada no bairro e, ao mesmo tempo, pela facilidade de estar perto de escolas, shoppings, hospitais e parques. 

Outro fator que atraiu os holofotes para o bairro nos últimos anos foi a pandemia, quando novos moradores procuraram a região em busca de mais espaço e áreas verdes e encontraram no Cidade Jardim seu lugar ideal, com vistas abertas e com contato constante com a natureza. “O boom do bairro ocorreu durante a pandemia, com isso, trouxe novos empreendimentos como o novo Fasano Residences e vêm atraindo cada vez mais incorporadores que encontram lá, áreas perfeitas para a construção de condomínios de alto padrão na região”, ressalta Jeferson.

Casa em condomínio no Cidade Jardim entre o Clube Paineiras e o Fasano Residences

A história do bairro

Em meados de 1915, a área que hoje corresponde ao bairro Cidade Jardim era ocupada por chácaras e fazendas. O engenheiro Alfredo Mathias identificou uma oportunidade nessas terras para a criação de um bairro residencial de alto padrão, com um projeto de urbanização que incluía a construção de ruas arborizadas, praças, áreas verdes e habitações de luxo.

O conceito foi trazido ao Brasil pela Companhia City, inspirada pelo urbanista inglês Barry Parker, que, em 1927, lançou o nome “Cidade Jardim” para refletir a filosofia de integração entre a natureza e o ambiente urbano. Esta abordagem pioneira criou um “bairro-jardim” caracterizado por suas vias sinuosas e paisagismo cuidadoso, estabelecendo um modelo para o desenvolvimento de áreas residenciais de elite.

A criação do bairro Cidade Jardim resultou do loteamento das terras da antiga Fazenda Morumbi, no fim dos anos 1920 e início dos anos 1950. Esse loteamento deu origem a um complexo de bairros-jardins, incluindo o Jardim Guedala, Jardim Panorama e Jardim Leonor. As terras originalmente pertenciam ao bandeirante Afonso Sardinha e foram posteriormente adquiridas por empresas interessadas em loteamentos para classes sociais mais altas. A construção do Jockey Club de São Paulo em 1941 desempenhou um papel crucial no crescimento do bairro, tornando-o famoso e atraindo moradores interessados em um estilo de vida que combinava o charme do campo com as conveniências urbanas. O planejamento seguiu o estilo “Garden City” de Ebenezer Howard, um precursor da ideia de que era possível viver em equilíbrio com a natureza nas grandes cidades, conceito que moldou a identidade do bairro e de suas áreas vizinhas.

Características do Cidade Jardim 

Casa com vista privilegiada no Cidade Jardim

O bairro Cidade Jardim, conhecido por seus edifícios residenciais de luxo e diversas atividades comerciais, destaca-se pelo renomado Shopping Cidade Jardim, projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld. A região também abriga o Hipódromo de Cidade Jardim, propriedade do Jockey Club de São Paulo, o São Paulo Center e o Parque Alfredo Volpi, inaugurado em 1970 como área de preservação ambiental, com 140 mil metros quadrados de fauna e flora remanescentes da Mata Atlântica. Nas proximidades, encontra-se o Clube Paineiras, o Parque do Povo, e outros pontos de interesse que complementam o estilo de vida sofisticado e integrado à natureza do bairro.

Um bairro verde em São Paulo 

Casa em condomínio fechado do Cidade Jardim, próximo ao Clube Paineiras

Atualmente, as famílias que buscam por residências no Cidade Jardim encontram no bairro um conjunto de vantagens únicas: conexão com a natureza, proximidade com serviços essenciais como escolas, shoppings e hospitais, e também a facilidade de acesso ao trabalho. Tudo isso em um lugar rodeado de natureza, onde a tranquilidade e a segurança são realçadas pelo urbanismo planejado, que harmoniza conforto e sofisticação, fazendo do Cidade Jardim o local ideal para quem valoriza qualidade de vida em meio à metrópole.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

Fechamento do primeiro semestre e as expectativas do mercado imobiliário

0

Adegas: um item indispensável para os amantes de vinhos ou uma peça decorativa?

0

São Fernando Golf Club: um dos campos mais tradicionais e desafiadores de São Paulo

0

Quando o campo de golfe é a extensão da sua casa

0