Siga
0
[views count="1" print="0"]

Tempo de leitura: 4min

Alto de Pinheiros: um bairro plano e arborizado 

Um pouco sobre o bairro que se tornou uma das regiões mais desejadas para morar em São Paulo por suas escolas, parques, praças e bons restaurantes.

Ruas arborizadas, praças centrais e uma arquitetura que remete aos ares europeus: este é o bairro Alto de Pinheiros, um lugar conhecido pela sua atmosfera tranquila e repleta de opções de lazer, cultura e comércios. Localizada na Zona Oeste de São Paulo, a região acolhe seus moradores com as facilidades da vida urbana e, ao mesmo tempo, proporciona espaços verdes e áreas de convivência que permitem momentos de relaxamento e contato com a natureza. 

Onde tudo começou

Região do Alto de Pinheiros

Em 1925, a Companhia City of São Paulo Improvements and Freehold Land, empresa britânica que atuou no desenvolvimento de diversas áreas em São Paulo, loteou a área que se tornaria o bairro do Alto de Pinheiros. Porém, o projeto foi adiado devido à retificação do rio Pinheiros e em 1937 as obras foram retomadas para enfim o bairro sair do papel. 

O adiamento causado pelas obras de retificação do rio não foi apenas um obstáculo, mas uma oportunidade para repensar e aprimorar o projeto original, incorporando elementos que hoje definem a identidade única do bairro. A Avenida Pedroso de Moraes se tornou a avenida principal, com suas ruas largas e a ampla gama de lojas, supermercados e restaurantes. 

A arquitetura do bairro foi inspirada nos estudos de Barry Parker, um arquiteto inglês que apesar de ter saído do Brasil em 1919, deixou para a Companhia City vários estudos e projetos finalizados com os direcionamentos de como o bairro do Alto de Pinheiros deveria ser desenvolvido. Logo, a região se tornou um exemplo de projeto urbanístico, sendo um dos mais representativos do urbanismo europeu.

Um bairro perfeito para se viver

Inspirado no conceito bairro-jardim, o Alto de Pinheiros é um bairro tranquilo, seguro e arborizado. A região se destaca pela diversidade de serviços no entorno. Em relação à educação, estão localizadas escolas particulares bastante tradicionais como o Colégio Santa Cruz, Escola Vera Cruz (unidades de educação infantil e ensino fundamental) e o Maple Bear Alto de Pinheiros. Além disso, também está repleto de espaços culturais, clubes esportivos e teatros como o Esporte Clube Pinheiros, o SESC Pinheiros e o Shopping Villa-Lobos, com o Teatro Opus. 

Devido ao seu planejamento urbano, o bairro proporciona uma experiência de vida confortável e dinâmica para os moradores. A localização estratégica próxima a importantes vias da cidade como a Marginal Pinheiros e Avenida Brigadeiro Faria Lima colabora para o fácil acesso aos principais pontos e centros financeiros de São Paulo. Entre os diversos fatores, estes elementos transformam o Alto de Pinheiros em um verdadeiro refúgio urbano, onde é possível viver com qualidade de vida sem abrir mão da praticidade e comodidade. 

Um projeto que combina com o Alto de Pinheiros

Projeto do condomínio no Alto de Pinheiros

O Casa São Paulo é um empreendimento que captura a essência do Alto de Pinheiros, com projeto de Vanessa Feres e paisagismo de Hanazaki que oferece uma experiência única de moradia em sintonia com a atmosfera arborizada e tranquila do bairro. Composto por apenas 6 casas, o condomínio foi planejado para se integrar harmoniosamente ao cenário natural que o cerca. Priorizando o uso de materiais naturais, o projeto visa criar espaços que estejam em equilíbrio com a natureza, proporcionando uma atmosfera de bem-estar e conforto para seus moradores.

A arquitetura contemporânea do Casa São Paulo foi concebida para promover uma conexão com o ambiente ao redor. Com espaços multifuncionais e totalmente integrados à natureza, o projeto oferece uma série de comodidades que vão além do simples conforto residencial. Desde um espaço para escritório até uma área gourmet para momentos de descontração, o Casa São Paulo possui metragem de jardim como diferencial, além de elevador em todas as casas.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também

QR Negócios: uma oportunidade de investimento no mercado imobiliário de alto padrão

0

Terrenos na Fazenda Boa Vista: um espaço livre para a criatividade

0

7 condomínios fechados em São Paulo que chamam a atenção pelos seus diferenciais

0

Locação de temporada na praia: a dois passos do paraíso

0